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Nossa História


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO


Com efeito, no dia 17 de maio de 1919 desembarcaram em Nova Galícia os primeiros colonos e no dia 18 chegavam em São Miguel.
Eram eles Matias Vogel e família, Adão Vogel e família, Pedro Schuck e família, Jacob Vogel Filho e família, Adão José Weber, José Fröllich. Já estavam em São Miguel os Srs. Leopoldo Bohnenberger e Pedro Paulo Rochemback construindo uma serraria, depois adquirida pelo Sr. Leopoldo Werle (sendo o atual moinho do Sr. Lovegildo Dalmas). Dos primeiros imigrantes, todos de Teewald, no atual Município de Dois Irmãos, vivem hoje ainda em São Miguel os Srs. João Vogel, Adão José Weber e José Frölich e os filhos de Adão Vogel. Breve seguiu-se outra turma de colonos que foi acrescida pelos imigrantes da Alemanha.
Foi em fins de 1918 que se fundou a firma colonizadora “Metzler- Math & Cia.”. Adquiriu esta firma as terras situadas entre os rios Lajeado Liso e Lajeado Tamanduá. O Sr. Math ficou pouco tempo na firma, mas o Sr. Max Metzler, (progenitor dos Srs. Max e Otto Metzler e do inesquecível Prefeito de Porto União, Sr. Alfredo Metzler), não desanimou e continuou.  Medidos os lotes, o Sr. Metzler viajou para o Rio Grande do Sul, para trazer colonos de lá.
Sendo todos os moradores católicos, muito sentiram os primeiros colonos a falta de assistência de um sacerdote. Foi então que apareceu o Revmo. P. Frei Rogério, que aqui rezou a primeira missa, em 29/09/1919, dia de São Miguel. Faltava ao povo a escola e a igreja. O Sr. Max Metzler construiu a 1.ª capela que até 1934, serviu também de escola.
A posse da primeira diretoria ocorreu em 13 de outubro de 1921.
Em 1934, foi construído o primeiro prédio escolar, sendo mais tarde substituído por um prédio maior, em 1949 de escola particular passa a municipal, tendo como nome Escola General Osório.
Em 1952 a escola passa para o Estado com o nome de Escola Estadual Desdobrada de São Miguel.
Em 16 de agosto de 1964, foi inaugurada a Escola Reunidas Frei Deodato, o prédio foi substituído por um de alvenaria com duas salas, obra do governo do Estado, sendo construído pelo governador Celso Ramos.
Em 27/05/1979 a escola passa a se chamar Escola Básica Frei Deodato, com implantação de 5.ª à 8.ª série.
Os pioneiros entre os professores de São Miguel foram os seguintes: Adão Seger, Eugênio Jager, João Sthberick, Francisco José Schlottbohm, Matias Mibach, e Pedro Weber, depois deste a escola foi atendida por diversas professoras, entre as quais se destacam Laura Mello e Maria Kaminski. Em 1949 chegaram as irmãs catequistas.
Com o ensino fundamental completo teve-se a necessidade da pré-escola para melhor desempenho das turmas, esta foi fundada em 1988, com o nome de Pré Escola Beija Flor.
Nosso emblema foi desenhado e criado pela aluna Dalila Tânia Vogel em 1995 e tem o seguinte:
Livro - Fundamento da Educação escolar;
Janela - Abertura para a vida;
Sol - Ilumina nossa mente;
Tijolo/Pedra - Construção do futuro, do saber;
Cruz - Ser uma escola com origem na fé cristã;
Cordão - Patrono, um padre que ajudou muito a comunidade incentivando-a e orientando-a;
Tora de Madeira- a economia da comunidade está na indústria madeireira.

Em 1998 a escola passou de Estadual para municipal. Tiveram mais algumas ampliações como cobertura do pátio, duas salas, uma de aula outra informatizada.
Em 2004 nossas ampliações como: banheiro masculino, feminino, para deficientes físicos e para educação infantil, mais uma sala e uma lavanderia, construção de muro e reforma da quadra.

DIAGNÓSTICO
A comunidade escolar é formada por alunos vindos das seguintes localidades: São Miguel, Rio Rondinha, Rio Tamanduá, Maratá, São José do Maratá, Bom Princípio, Serra de Santa Cruz, Avencal, Pintadinho, Salto do Pintado e São Domingos.
A população local foi formada por várias etnias, predominando a alemã e nos dias atuais tem-se uma miscigenação. As famílias são pequenas, na sua maioria constituída de pai, mãe e filhos, sendo que o casamento e o vínculo forte na constituição das famílias; elas são participativas na escola, cumprindo com seu papel no que diz respeito á educação das crianças.
O desenvolvimento econômico da comunidade está centrado nas micro-empresas madeireiras, agricultura, agricultura orgânica, produção de laticínios, embutidos de carne, piscicultura, produtos coloniais que são levados à feira. Predominam as classes: média e média baixa.
Todas as comunidades contam com o transporte escolar gratuito, conduzindo os alunos até o pátio escolar.
A escola está adequada na parte física: possui sete salas de aula, uma sala de tecnologia (informatizada), sala dos professores, biblioteca, secretária, sala da direção, quadra desportiva, cinco banheiros, sendo que um é adaptado á deficientes físicos e outro á crianças da educação infantil. Possuímos uma área coberta entre as construções das salas, ideal para recreio e promoções.
A escola oferece merenda escolar com cardápios elaborados por nutricionista da Secretaria da Educação. Até mesmo os alunos que vêm em contra turno recebem alimentação.
A escola dispõe de:
·        Material didático e pedagógico bom, com uma biblioteca equipada com 2 (dois) computadores para pesquisas dos alunos e realização de trabalhos escolares;
·        Laboratório de Tecnologia com 12 (doze) computadores, contamos com modernas instalações, e equipamentos de apoio como: Servidor Ligado a TV 29’’ para explicação prévia do que será trabalhado no laboratório, bem como data show, aparelho de som, caixa amplificada, vídeo e uma repleta coleção DVDs de ensino para todos os conteúdos e disciplinas enviados pelo Ministério da Educação.
·        Jogos pedagógicos;
·        Material de Educação Física;
Contamos com o apoio de especialistas na área de psicologia (semanalmente) e fonoaudióloga (quinzenalmente) que atendem no horário de aula.
Os alunos são participativos, precisando ser motivados para melhorarem quanto á responsabilidade e dedicação; para isto é preciso um planejamento por parte dos professores e pessoal técnico pedagógico para envolver os alunos em desenvolvimento de atitudes, e valorização do estudo.
Tendo em vista a necessidade de se desenvolver a interdisciplinaridade, o trabalho com os temas transversais que são assuntos indispensáveis ao cidadão atual, o desenvolvimento de competências (saber, justificar, defender, aplicar, transferir o conhecimento adquirido para novas situações de vida real), a escola sente a grande necessidade de planejar e de desenvolver projetos diversificados. A metodologia de projetos permite o desenvolvimento da autonomia dos alunos e permite grande motivação, sendo que são os projetos de cada escola que lhe dão suas principais características.